O Que É Um Signo?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa um signo não é uma constelação no céu, e muito menos é simplesmente um setor no céu nomeado por causa de uma constelação. Primeiro é preciso saber, para entender o signo, que existem os planetas, os arquétipos, as casas zodiacais e as constelações. A primeira coisa conhecida pelos primeiros astrólogos foram os planetas, inicialmente sete (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), os planetas eram estrelas que se moviam no céu, diferentemente das estrelas fixas (as que forma as constelações); depois de observarem os ciclos que os planetas faziam pelo firmamento, os astrólogos da Antiguidade perceberam que quando eles passavam em alguns setores algumas coisas relacionadas a determinadas partes da existência humana aconteciam, daí, aos poucos foram se organizando o conhecimento sobre as Casas Zodiacais que dividiram a Roda do Zodíaco, a elíptica solar, em 12 casas de 30 graus.
Para explicar então, melhor essas casas, e explicar também para os seus discípulos de forma mais simples o conhecimento astrológico, preservando-o dos ouvidos dos infiéis, os grandes mestres da astrologia antiga criaram doze arquétipos para nomear e representar as casas (nós conhecemos hoje os arquétipos que herdamos dos gregos: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes), foram estes os arquétipos que nomearam as constelações que se encontravam dentro do espaço determinado pelas casas que eles nomeavam.
Este segredo foi tão bem guardado pelos iniciados gregos, egípcios e caldeus que, hoje, os detratores da astrologia, que nada conhecem dessa linguagem cheia de símbolos, acreditam que a lógica é inversa. Que as constelações nomearam os "signos", quando o processo é exatamente o contrário.
Porém eu ainda não disse o que é um signo não é? Pois então, um signo na verdade é a união de todos esses elementos. Um signo solar é a posição que o Sol ocupa em determinado arquétipo e em determinada casa; um signo lunar é a localização da Lua em Peixes na Casa V, um signo saturnino é a presença do planeta Saturno em um arquétipo e em um casa; um signo quironiano é a presença do asteroide Quiron em Touro na Casa I. 
Sendo assim, é fácil explicar que ninguém possuí apenas um signo, já que todos os planetas representam um signo específico, mesmo que eles repitam um dos doze arquétipos ou uma das doze casas. A União Astronômica Internacional tem nomeados 19933 asteroides, isso sem incluir planetas e planetas-anões, além dos planetas matemáticos conhecidos dos astrólogos (como Lilith, Príapo ou Vertex), cada um deles pode representar um signo. portanto é muita arrogância dizer-se que é leonino ou virginiano, quando é bem possível que apesar do seu Sol estar em determinada posição no seu mapa natal, inúmeros outros planetas te definam mais, pois cada um dos signos manifesta um aspecto de sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horóscopo Mensal (24/08 até 23/09)

Horóscopo Mensal (24/10 a 23/11)

Horóscopo Mensal (23/06 até 23/07)