Sete Planetas Retrógrados





A retrogradação ou movimento retrógrado aparente é um efeito ótico que acontece por causa das órbitas dos planetas e da Terra. Ele é o deslocamento de que um astro em direção oposta a de outro corpo. Como o Sol e as outras estrelas, das constelações, parecem nascer a leste e caminhar para oeste (graças a rotação da Terra), alguns planetas parecem, em determinadas épocas do ano, caminhar de oeste para leste. Isso se dá porque a órbita terrestre completa uma rotação sideral, uma volta em torno do astro-rei, antes que os outros planetas também o façam e, por isso, de nossa posição como observadores, parece que estes planetas caminham para o lado oposto. Isso se dá porque a velocidade dos planetas em suas órbitas é diferente, como carros em velocidades diferentes numa pista circular, para um observador externo parece que em alguns momentos todos correm na mesma direção e em outros momentos que alguns correm para o lado oposto dos outros.
A imagem abaixo ilustra o caminho aparente de Marte em 2009-2010, enquanto caminhava por Câncer.


Os planetas mais distantes da Terra retrogradam e permanecem neste movimento por mais tempo. Mercúrio, no entanto, é quem mais realiza essa mudança de movimento por causa de sua órbita excêntrica, por exemplo, em 2020, ele fica retrógrado três vezes, enquanto os outros planetas mudam sua trajetória apenas uma vez. Ele, no entanto, permanece somente 21 dias retrógrado; enquanto Netuno, por outro lado, permanece cinco meses e Plutão, seis. O Sol e a Lua, exatamente por causa de suas órbitas conjuntas com a Terra, nunca ficam retrógrados.


Movimento Retrógrado de Marte em 2003


Para a astrologia, neste momento os planetas não tem liberdade para expressar a sua energia, é como se eles ficassem tímidos, introspectivos, desconfortáveis ou constrangidos para agir. Isso se expressa nos indivíduos, em seus mapas astrais, uma dificuldade para realizar aquilo que o planeta indica, se Vênus está retrógrada no mapa do nascimento, será difícil expressar o amor da forma que o arquétipo indicaria. Uma Vênus em Áries facilmente se apaixona, mas uma Vênus Retrógrada em Áries, apesar do impulso de se apaixonar, tem dificuldades em viver esta situação. Ela denota empecilhos e atrasos, lentidão do desenvolvimento, talvez porque seja necessário ter mais autoconhecimento, mais reflexão sobre aquela situação, antes de agir.
Neste mês teremos sete planetas em movimento retrógrado. Júpiter, Plutão e Saturno em Capricórnio, essa tríade que tem chefiado os acontecimentos de 2020, também teremos Netuno em Peixes, Quíron em Áries, Marte na transição de Áries para Touro e Urano em Touro. 


JÚPITER RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Júpiter retrógrado indica um momento de repensar o caminho que estamos seguindo, analisar com cuidado, encontrar um novo equilíbrio e corrigir aquilo que fizemos de errado. É um momento de ser mais pensativo, de direcionar nossas vidas aos mestres da filosofia e da espiritualidade, para extrair deles o conhecimento que precisamos para rever nossos passos. Não é o momento de continuar o caminho, mas de repensar se é mesmo isso que você deseja para si. Em Capricórnio, ele fala das questões relacionadas ao poder e autoridade, Júpiter avisa que é a hora que a humanidade reveja seus líderes, seus sistemas de poder, desde o presidente ao chefe da família. As decisões sobre este poder tem, de fato, funcionado para vocês? Líderes falhos serão expostos durante este movimento, líderes que não tem a capacidade para governar serão expostos em sua incapacidade. Numa tentativa desesperada, ações totalitárias devem acontecer, elogios a ditadura são reações a este estímulo jupiteriano.


PLUTÃO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Plutão é o senhor das transformações profundas, aquele que revela situações ocultas que precisamos regenerar para eliminar. E, nesta transição para a Era de Aquário, ele marca agora um rito de passagem para toda a humanidade: estamos reavaliando nossa vida, expondo racismo, expondo preconceitos, expondo os podres que mantínhamos embaixo do tapete, para que possamos transmutar isso e recomeçar a Nova Era como novas pessoas. Agora, neste momento de retrogradação, Plutão pede que pensemos sobre a experiência que estamos vivendo agora, ele avisa que é o momento para avaliarmos o processo de transmutação em si, se estamos conseguindo nos melhorar, nos transformar, se nós, humanidade, estamos conseguindo aprender com a pandemia e se estamos prontos para a segunda fase. Plutão retrógrado é um prenúncio que a segunda onda está se aproximando, e em Capricórnio, ela vem cobrar se já aprendemos as lições sobre poder, da ânsia por alcançá-lo, e o preço que pagamos para consegui-lo. Novamente Plutão avisa para ficarmos de olho nos nossos líderes e governantes, aqueles que fazem qualquer coisa pelo poder serão vistos com mais clareza, aqueles que desejam o poder pelo poder serão colocados no foco plutoniano. 


SATURNO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

O senhor do carma está retrogrado desde maio na sua casa em Capricórnio. Este é um chamado para a responsabilidade pessoal, para o amadurecimento, ele avisa sobre uma ameaça severa que lança luzes nos comportamentos errados que mantemos. O conflito aqui é entre a tradição e a necessidade de mudança, o que a Era de Aquário exige é que as tradições que mantemos que não servem mais sejam abandonadas, quando Saturno caminhar para Aquário ele avisa o nascimento de um novo mundo, e para entrarmos nesse novo mundo nós não podemos trazer os hábitos antigos que tínhamos. Uma limpeza profunda é portanto necessária. Esta situação costuma gerar medo e as pessoas reagem se apegando ao conservadorismo. A retrogradação aqui questiona especialmente as ambições inatingíveis que forjamos, novamente tocando nas relações de poder, mas também as formas que procurávamos riqueza e segurança financeira em nossas vidas pessoas; e os padrões e regras que construímos que são opressivos e desumanos, em Aquário as regras sobre sexualidade, por exemplo, não vão continuar as mesmas, então os conservadores estão apavorados com esse novo mundo que eles veem se construir diante de seus olhos. O maior teste será nos sintonizar com a realidade (o mundo mudou) e nos adaptarmos ao "novo normal".


NETUNO RETRÓGRADO EM PEIXES

Netuno é o planeta da espiritualidade, do contato com o transcendente e do divino; mas também é conhecido como o senhor da ilusão e do engano. Por que dois elementos tão distintos se encontram no mesmo planeta? Porque estas energias tem a mesma base, a mesma origem, depende de como cada um de nós direcionamos esta habilidade em nossas vidas. Um bom exemplo é a inspiração, esta é oriunda da divindade, e pode gerar arte e beleza, porém quando é mal direcionada pode ser transformada em uma arma para manipular pessoas. A retrogradação netuniana, portanto, avisa que este é um momento em que as pessoas terão tempo para analisar as ilusões, elas facilmente podem cair porque haverá uma conjuntura propícia para observá-las. As situações que estão nebulosas, que não foram claramente esclarecidas, terão nova oportunidade para ganharem a luz (pelo menos até novembro). Então crimes e também  falsos profetas/religiosos vão ser novamente expostos.


QUÍRON RETRÓGRADO EM ÁRIES

Quíron é o grande professor entre os planetas, ele indica as situações que precisamos aprender para nos curar de ferimentos que temos carregados desde vidas passadas. Em Áries, ele ensina sobre a nossa individualidade, como nos reconhecermos como seres com valor próprio, como indivíduos distintos do grupo ao qual pertencemos, ele pede as pessoas que tenham autoconhecimento para saber suas capacidades e suas necessidades. Retrógrado, a avaliação que ele pede que façamos sobre nós mesmos ficará mais difícil de se dar, mas nem por isso ela não vai acontecer. Quíron reforça Júpiter, porém enquanto o gigante gasoso fala sobre toda a humanidade, o centauro quer que repensemos os nossos caminhos como pessoas, como seres individuais. Ele avisa sobre a necessidade de confrontar nossas vulnerabilidades e nos convida a lutar ativamente pelos nossos direitos. As minorias, especialmente, serão acusadas e atacadas, e terão que desafiar as regras e normas estabelecidas para garantir o seu valor próprio, sua existência. O comportamento que deve ser evitado aqui é baixar a cabeça diante da injustiça, fingindo que ela não aconteceu. 


MARTE RETRÓGRADO EM ÁRIES E TOURO
       
O senhor da guerra é o planeta que mais demora a ter movimentos retrógrados, apenas de dois em dois anos, isso indica como esta situação é especial para todos nós. Ele é o planeta da energia, da agilidade, da iniciativa e agora, ele está desacelerando, pedindo contenção, é portanto um momento bem incomodo para todos, mais difícil para qualquer ação ser tomada, para qualquer movimento ser realizado. Marte avisa, portanto, que durante este próximos meses (até novembro) todas as nossas atividades consumirão muito mais energia do que o normal para serem realizadas. Tudo ficará mais lento (espere dias mais longos)! Esta situação causa frustração e irritação, que tem como consequência o aumento de conflitos e acidentes. Outro ponto importante, durante este trânsito, o nosso sentido de autodefesa e de espaço pessoal ficará distorcido, por isso reagimos com mais violência a qualquer ação do outro, pois todos estarão caminhando como guerreiros armados, esperando um ataque. 
Ele ainda se posicionará formando uma quadratura com Saturno e Plutão em Capricórnio, por isso devemos esperar conflitos entre países, governantes devem evitar iniciar projetos neste momento porque eles vão gerar mais problemas do que resolvê-los. 


URANO RETRÓGRADO EM TOURO

Em agosto o senhor da novidade entrou em movimento retrógrado em Touro. Ele rege nosso senso crítico e  nosso desejo de fazer as coisas de uma forma diferente, protestando contra regras que consideramos ultrapassadas. Em Touro, Urano tem dificuldade de se manifestar, ele realiza mudanças muito mais lentamento do que está acostumado a fazer. Tudo se torna um processo lento, como se ele estivesse reunindo energia para um dia explodir. Neste movimento retrógrado, no entanto,  lentidão se agrava, e, por causa disso, é provável que algumas pessoas tentem reagir, forçando essa transformação de alguma forma, porém, agora (e pelo menos até janeiro), as tentativas de transformação não alcançam os resultados esperados, isso tende a aumentar a nossa agressividade e a impaciência de muitos, fazendo com que as pessoas se comportem de forma irresponsável. Neste momento de pandemia, provavelmente veremos mais situações de aglomeração e de governantes iniciando movimentos de retomada do comércio e das escolas/universidades antes do tempo. Eles vão se precipitar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horóscopo Mensal (24/08 até 23/09)

Horóscopo Mensal (24/10 a 23/11)

Horóscopo Mensal (23/06 até 23/07)