O Ano de Aquário




O ano de 2021 guarda surpresas para todos nós. Ainda em dezembro de 2020, temos planetas importantes mudando de arquétipo, Saturno (no dia 18) e Júpiter (no dia 20) caminham para Aquário. Saturno permanecerá por dois anos, Júpiter por um. E a época destas grandiosas conjunções finalmente acabarem. Estes planetas só vão se reencontrar novamente daqui a 20 anos (2040), em Libra, e em 60 anos novamente em Aquário (2080).

O que isso quer dizer? Que uma nova era está começando, que as lições de Capricórnio foram dadas e quem aprendeu com elas está num novo mundo, estará vivendo uma nova realidade, mas quem não aprendeu vai reprisar esses conflitos mensalmente quando a Lua cruzar Capricórnio, anualmente quando o Sol entrar no signo da Cabra e também nos maiores ciclos de Júpiter, em 12 anos (2032) e 24 anos (2044), e nos ciclos de Saturno de 27 anos (2047). As lições precisam ser aprendida, se não, elas retornam insistentemente até que o cada indivíduo tenha aprendido com aquela lição.

As lições de Capricórnio foram detalhadas nesta postagem aqui. Vamos focar nesta postagem sobre as lições que Aquário nos traz. Aquário é o signo da mudança, da transformação, da juventude, da liberdade. Seu mito conta a história do amor entre o príncipe Ganimedes e o deus Zeus, em que o jovem que era mortal ganha sua imortalidade para servir aos deuses. Somente a partir da história de Ganimedes nós já podemos antever qual o futuro que Júpiter e Saturno revelam para nós: a transmutação de nossos elementos terrenos para a expansão para o divino. Porém, que elementos terrenos são esses? Nossos preconceitos!

A Expansão Jupiteriana

A primeira batalha que Júpiter em Aquário vai exigir é que nós, seres humanos, nos enxerguemos como irmãos, para que vivamos em fraternidade, que toda a humanidade aprenda sobre tolerância. Então a primeira lição a aprender é o fim do racismo, o fim da homofobia, o fim do machismo, o fim do preconceito religioso. Não há mais espaço na Era de Aquário para o sectarismo tribal, todo o planeta é um só, toda a humanidade é uma só. 

Mas isso obviamente não será fácil, muitos conflitos se darão porque as pessoas vão resistir a mudança (quadratura de Júpiter com Urano em Touro). Elas têm medo do novo, elas têm medo de como sua vida pode se tornar se elas aceitarem essa nova forma de viver. Elas não sabem que é a partir da mudança que mundo se torna um lugar melhor, que nada pode se manter sem se adaptar aos novos tempos. E como o trígono entre Urano e Orco ainda acrescenta um elemento a mais neste conflito: violência. Os oprimidos não mais suportarão calados e de cabeça baixa os seus opressores, então 2021 é um ano de esperar que negros, homossexuais, mulheres, membros de religiões não monoteístas reajam contra seus opressores. Protestos e manifestações terão mortes nas ruas, infelizmente, não é possível dizer se as mortes acontecerão entre os mártires estarão lutando pelo cumprimento da profecia da fraternidade de todos os homens, ou dos defensores do status quo, que preferem perder a vida do que ver as suas tradições serem adaptadas ao novo mundo. 

Teremos também uma leve recuperação econômica (semisextil Júpiter-Plutão/Saturno). É preciso, no entanto, que haja bastante determinação e resiliência para que se entenda que a possibilidade de crescimento existe, mas ele vai acontecer de forma lenta. É preciso ainda se manter bastante cauteloso.

Sobre a Pandemia.

Orco que passará todo ano em Virgem indica que a saúde ainda será um tema importante a ser trabalhado no ano de 2021, porém ela deixará de ser o centro dos nossos noticiários. Até maio, inclusive, os casos se manterão mais ou menos controlados, mas podemos esperar em junho uma terceira onda que só será controlada em dezembro de 2021. O fim da pandemia só se dará de fato em 2037, quando ela deixará de ser uma preocupação. É preciso entender que a pandemia cresce conforme nós nos colocamos em oposição a ela, quando não a aceitamos como uma realidade, e não lidamos com as necessidades de transformação em nossa vida pessoal que ela exige que fazemos. Os novos hábitos como o uso de máscaras, lavar as mãos ou evitar aglomerações é  algo que precisamos abraçar sem reservas, quando mais evitamos isso, mas ela cresce porque a lição sobre empatia não foi aprendida.

Os Cavaleiros Solitários Saturninos

Um grande problema a combater em 2021 até fevereiro de 2023 são os líderes extremistas. Como as pessoas estarão tentando fugir da mudança, elas vão se agarrar em líderes conservadores, sejam eles políticos ou religiosos, que soarão como falsos profetas, usando um discurso religioso ou próximo do religioso, que vai dizer a quem tem medo da mudança o que elas querem ouvir, que a mudança é má, que a mudança precisa ser combatida, que eles estão certos em suas zonas de conforto e que não precisam se esforçar para sair dela. E quanto mais estas pessoas se envolvem com estes líderes, mas difícil será que elas caminhem para a mudança (semisextil Saturno-Plutão). porém ela acontecerá de qualquer forma, adicionando a frustração a vida destas pessoas (quadratura Saturno-Urano). Eles se tornarão cada vez mais uma bomba prestes a explodir e quem pode acender esse pavio são esses líderes.

Estes líderes conservadores (políticos ou religiosos) poderão ser reconhecidos pela sua incapacidade de trabalhar em equipe, eles tem dificuldade em dividir o spotlight, em reconhecer que outra pessoa é tão capaz quanto eles. Eles vão estimular o sectarismo, a divisão, então é de se esperar nos próximos três anos o crescimento de grupos nazistas. Porém, quanto mais esses líderes conservadores se posicionarem contra esta transformação, cada um deles será removido de seu lugar, e um novo se erguerá para ocupar. Esse processo de ver os líderes caindo porque seu discurso é insustentável também vai aumentar a frustração destes indivíduos, tornando-os cada vez mais perigosos.

A Esperança

Talvez eu tenha pintado aqui no texto uma visão bem pessimista de 2021, mas é exatamente o contrário. Todas essas reações de violência são porque as transformações positivas estarão acontecendo. Mas haverá reação, haverá uma tentativa de evitar que o novo se instale, porém isso é impossível de acontecer. O bem sempre vence! Sempre! O mundo vai se tornar cada vez mais fraterno, o mundo vai abandonar os preconceitos de raça, de gênero, de sexualidade, de religião em nome de uma grande fraternidade humana. Este é o primeiro passo. Estas são as primeiras aulas ensinando a verdade que somos todos irmãos.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horóscopo Mensal (24/08 até 23/09)

Horóscopo Mensal (24/10 a 23/11)

Horóscopo Mensal (23/06 até 23/07)