A Sociedade Retrógrada

 



Desde o mês passado (julho) temos alguns planetas retrógrados (Júpiter, Saturno, Netuno e Plutão) se encontram nesse trânsito em que, para o observador na Terra, parecem caminhar para trás. Júpiter começou seu movimento em Peixes e depois entrou em Aquário, aonde já estava retrógrado Saturno; Netuno está retrógrado há alguns meses em Peixes, enquanto Plutão, o mais lento dos quatros, está desde o ano passado retrógrado em Capricórnio. Os movimento retrógrados indicam oportunidades de reaprender, uma nova chance de novamente se expor aquela experiência que já tivemos e, para aquelas pessoas que não conseguiram ainda aprender aquela lição, terem uma nova chance.

Todos os planetas que estão retrógrados nesse momento são sociais, isto é, que falam muito mais de nosso comportamento como grupo, como humanidade, e como geração. Por isso, esse é um momento, não de pensar individualmente, de saber como isso afeta a nossa vida, mas de entender o que toda a humanidade precisa aprender durante este ciclo. 

Júpiter

Júpiter é o planeta que representa a expansão e o desenvolvimento, especialmente, o espiritual. E quando ele ficou retrógrado em Peixes lembrou a humanidade que era época de retomar nosso contato espiritual, era um momento de nos conectarmos a vontade de Deus, ouvirmos sua voz em nossos corações (ele voltará a essa questão quando retomar o seu movimento direto). Porém agora em agosto (até 18/10), o planeta está em Aquário e a lição que a humanidade precisa aprender está relacionada com a fraternidade. É preciso aprender que somos todos irmãos, que racismo, homofobia e machismo são pecados imperdoáveis porque ferem o principal mandamento: Amai ao próximo como a ti mesmo. Júpiter virá cobrar se essa lição já foi aprendida. Para o Brasil, em específico, o conflito maior será entre pessoas de religiões diferentes. 

Saturno 

Já Saturno, que também estará na mesma área do céu, o foco é o mesmo: a fraternidade. Os conflitos e bloqueios que impedem que essa fraternidade se manifeste serão expostos durante este ciclo (que vai durar até 11/10). No Brasil, as redes sociais e as escolas serão o campo de batalha para o desenvolvimento dessa fraternidade. Discussões sobre os projeto Escola Sem Partido ou sobre Ideologia de Gênero nas instituições educacionais devem voltar à pauta, com claro objetivo de impedir que esses bloqueios seja desfeitos, para impedir que a fraternidade e igualdade seja alcançada. Sobre as redes sociais, é provável que vejamos mais bolhas sendo criadas, com as pessoas se isolando cada vez mais com somente aqueles que pensam como elas. Esse é a tentativa de evitar a fraternidade, de manter os obstáculos! Algumas pessoas vão fazer de tudo para impedir que a humanidade caminhe para manifestar a Era de Aquário em sua plenitude.

Netuno 

Netuno é o planeta da espiritualidade e está caminhando retrógrado por Peixes até 01/12. Aqui o foco é a verdadeira espiritualidade, o desenvolvimento de uma relação saudável e direta com o divino, porém para isto acontecer, será necessário a exposição dos falsos profetas e das falsas experiências religiosas, tanto igrejas organizadas terão padres e pastores sendo expostos pelos seus erros, algumas dessas igrejas sendo fechadas, inclusive; mas também as falsas experiências espirituais dos terapeutas holísticos e falsos mediúns também será colocada em evidência. Para o Brasil, em específico, este trânsito será muito importante para que possamos purificar a espiritualidade de todo o país, o que é um elemento definidor da própria identidade brasileira. Haverá, em especial, um destaque as religiões nativas como as de origem indígena (jurema e catimbó) e a Umbanda, que foram tão maltratadas durante toda a nossa história. Elas podem começar a atrair mais fiéis. Mas também é possível que o movimento contrário se fortaleça, que os ataques terroristas aos terreiros dessas religiões e daquelas de matriz africana também fiquem mais comuns.

Plutão 

Plutão, o planeta da transmutação, dos fins que levam a novos começos está em Capricórnio e fica aí até 2024, e indica que a humanidade está vivendo uma grande crise de poder. As grandes democracias do mundo estão sendo chacoalhadas por golpistas. As manifestações em favor do fascismo e das ditaduras também está se reforçando. E isso acontece porque Plutão está fazendo com que o poder mude de mãos, as elites que antes controlavam tudo, estão vendo seu poder escorrer entre os dedos como areia. Elas então tem reagido com violência, numa tentativa louca de manter o controle. 

Isso também se reflete em outros setores da sociedade. Os brancos que sempre tiveram o poder, estão preocupados com a ascensão de uma crítica aos seus comportamentos racistas (como por exemplo, a perseguição ao movimento Black Lives Matter ou, nas escolas estadosunidenses em que os professores tem sido criticados por ensinar a história da escravidão). Também os homens tem se sentido ameaçados por que as mulheres não aceitam mais ser colocadas em situações inferiores; os heterossexuais também tem manifestado indignação porque os LGBTIQ+ tem exigido os seus direitos como cidadãos. Tudo isso é manifestação do transito plutoniano por Capricórnio.

Para o Brasil, em específico, a lição está voltada primeiramente aos seus representantes políticos. O brasileiro precisa aprender que um presidente, um governador, um prefeito são servidores públicos, que trabalham pelo bem da nação, eles não são santos para serem adorados; eles são empregados que devem ser cobrados para realizar um bom trabalho. Isso vai gerar muito conflito, porque o país todo resistirá a essa mudança. Para o brasileiro, política sempre foi uma questão sobre suas emoções (o brasileiro espera o príncipe no cavalo branco que salvará a nação do mal); não sobre pensar racionalmente, e isso precisa ser mudado. Este é um carma coletivo da nação, todos os brasileiros estão esperando alguém que cuide de nós, quando nós deveríamos era tomar essa responsabilidade em nossas próprias mãos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horóscopo Mensal (24/08 até 23/09)

Horóscopo Mensal (24/10 a 23/11)

Horóscopo Mensal (23/06 até 23/07)