Eclipses de Fevereiro


Os Eclipses são os fenômenos astrológicos que, provavelmente, mas impactaram as mais diversas civilizações por toda a história da humanidade. Por isso, não é surpresa que inúmeros mitos surgiram para explicar o que estava acontecendo, sempre der forma cifrada, afinal os mitos, ao contrário do discurso científico, ele não pretende que seu conhecimento esteja disponível para todos, ele tem um conhecimento cifrado, que está disponível apenas para os iniciados.  A ocultação dos astros, tanto a Lua quanto o Sol, quatro vezes ao ano, como diz Vanessa Tuleski, despertavam angústia e curiosidade, mas seu significado primordial é a incerteza. "Como o próprio fenômeno simboliza algo incomum, o período do eclipse também tende a sinalizar acontecimentos inesperados e reviravoltas". Ele pode detonar crises que estavam se acumulando, a gota d'água que faltava para transbordar. Porém qual a diferença entre um eclipse solar e lunar?
No eclipse lunar, em que a Lua é coberta pela sombra da Terra, as relações sobretudo com o passado, com o sentido de pertencimento e de segurança, com o íntimo e os sentimentos se tornam mais precárias. As pessoas ficam com mais medo e mais reativas, agindo por instinto. Também o eclipse lunar é capaz de retirar as pessoas de sua zona de segurança, chacoalhando aquilo em que elas se apoiavam causando transformações que exigirão que os indivíduos se tornem mais  maleáveis.
No eclipse solar, em que o Sol é escondido pela Lua que projeta sua sombra sobre a Terra, o astro-rei que rege o ego e o poder de escolha é sobreposto pela satélite, ela quem passa a tomar a maior parte das decisões. Tudo passa pelo filtro lunar durante o eclipse solar portanto o inconsciente e os sentimentos se tornam mais importantes que a racionalidade ou mesmo o próprio ego.
A astrologia considera que os efeitos do eclipse começam pelo menos três semanas antes da data prevista para que ele de fato aconteça, e ele continua por mais três semanas após o eclipse. Porém para os signos de Câncer e Leão, regidos diretamente pela Lua e pelo Sol (isto inclui qualquer casa em Câncer ou Leão que o indivíduo possuir em seu mapa) os efeitos continuam por pelo menos seis meses.
Agora em Fevereiro teremos dois eclipses: um lunar, em 11/02, e um solar em 26/02. O eclipse lunar acontecerá com a Lua em Virgem, fazendo os seguintes aspectos:

     em conjunção com o Nodo Norte e Prosérpina Retrógrada em Virgem
     em quincunce com Mercúrio em Aquário e Vênus em Áries
     em biquintil com Marte em Áries
     em semiquadratura com Júpiter em Libra e Vesta em Câncer
     em sesquiquadratura com Urano em Áries e Plutão em Capricórnio
     em oposição com Netuno e Nesso em Peixes
     em trígono com Ceres em Áries/Touro e Juno em Sagitário/Capricórnio.
     em quadratura com Adônis em Escorpião/Sagitário

Primeiramente o eclipse com a Lua em Virgem indica que o principal foco de transformação são nos sentimentos que exigimos dos outros e de nós mesmos. Relações desgastadas em que um indivíduo se mantém nela somente porque acha que deve, porque tem um compromisso, serão profundamente abaladas. Inibições também serão trazidas a tona e a baixa auto-estima virginiana será trabalhada com uma série de desafios intensos. Veja o horóscopo mensal aqui para saber em detalhes como este eclipse afetará sua vida. Este eclipse no entanto fará conjunção com o Nodo Norte em Virgem, o caminho do serviço abnegado. Este aspecto fala sobre um trabalho em conjunto entre a Lua e o caminho dedicado ao serviço abnegado. Poderemos aprender muito através do trabalho de doação para outras pessoas, inclusive podendo a partir deste trabalho superar a nossa baixa autoestima.
Repetirei muito a expressão baixa autoestima porque essa é a questão chave de uma Lua em Virgem que em quincunce com Mercúrio em Aquário e Vênus em Áries precisa reaprender a manifestar suas ideias sem medo e de ter coragem para agir quando está interessado amorosamente em alguém, o mesmo se dá com o biquintil com Marte em Áries, que avisa que é necessário que você se torne mais pró-ativo/a, mais enérgico, mais audacioso! Ao mesmo tempo esse eclipse lunar avisa que é hora para romper com relacionamentos desgastados (semiquadratura com Júpiter em Libra) e com comportamentos do passado que você tende a repetir (semiquadratura com Vesta em Câncer).
É interessante porque esta transformação se dará de forma muito rápida, é preciso portanto saber adequar-se a ela (sesquiquadratura com Urano em Áries), principalmente para evitar que esta transformação seja apenas aparente e, com o tempo, você retorne a padrões do passado. A sesquiquadratura com Plutão em Capricórnio também avisa que toda a sociedade pode mudar juntamente com você.
Contudo, a oposição da Lua com Netuno e Nesso em Peixes avisa que o escapismo - desde a fantasia, o fanatismo religioso ou o uso de drogas - pode bloquear esta transformação em sua vida, e na vida de todos. É uma oportunidade de tornar-se uma pessoa melhor, de transformar-se, porém esta mudança só pode acontecer se ela for enfrentada. Se fugirmos dos conflitos e da dor que essas alterações em nossa vida, em nosso conforto, podem causar, nunca teremos aprendido a lição que este eclipse lunar em Virgem anuncia. O trígono com Ceres em Áries e Touro avisa, por exemplo, que sua falta de comprometimento com a mudança pode atrasá-la ou mesmo impedi-la de acontecer; o mesmo aspecto com Juno em Sagitário/Capricórnio anuncia que se você se manter excessivamente rígido ou excessivamente despreocupado só atrasará o processo. Por fim, o maior bloqueio que pode ser encontrado a esta transformação  está na quadratura com Adônis em Escorpião e Sagitário, isto é, a sua certeza que você já sabe absolutamente tudo, sua arrogância, ou seu excessivo otimismo que não é preciso fazer nada para mudar porque no fim tudo dará certo, podem te impedir de passar por essa transformação.
Já em relação ao eclipse solar a acontecer no fim do mês (dia 26/02/2017), temos os seguintes aspectos:



em conjunção com a Lua, Nesso e Netuno em Peixes, com Mercúrio em Aquário/Peixes
em semiquadratura com Marte, Éris e Urano em Áries
em sesquiquadratura com Júpiter em Libra e Apolo em Câncer
em quintil com Saturno em Sagitário
em oposição com o Nodo Norte e Prosérpina em Leão/Virgem 
em quadratura com Adônis em Sagitário
em sextil com Ceres em Touro e Juno em Capricórnio


O Sol em Peixes indica um excelente período para se dedicar ao próprio subconsciente, em conjunção com a Lua, Nesso e Netuno em Peixes, as oportunidades de aprender mais sobre si mesmo, sobre quem você é, sobre seus defeitos e qualidades que estão enterradas sobre camadas de repressão imposta pela sociedade, ocorrerão intensamente. A conjunção com Mercúrio em Aquário e Peixes avisa ainda que será mais fácil para você expressar tudo isso que está aprisionado dentro de você, e por sorte não será de uma forma violenta ou prejudicial, mas de uma forma amorosa e, se você permitir, conectada com a divindade. Contudo, como nos indica a semiquadratura com Marte, Éris e Urano em Áries, será a oportunidade para se libertar de várias dessas prisões, limitações e repressões, será a chance e a oportunidade de "chutar o pau da barraca" e assumir quem você é de verdade, isso, provavelmente, irá causar transformações irreversíveis em seus relacionamentos e você precisará reavalia-los (sesquiquadratura com Júpiter em Libra) para ver se eles vão te apoiar nessa transformação ou não, se eles não apoiarem é hora de deixá-los, mas por favor sem chantagens emocionais (sesquiquadratura com Apolo em Câncer). 
O Sol em quintil com Saturno em Sagitário avisa que é um ótimo momento para se dedicar ao estudo, sobretudo espiritual, É preciso criar novos momentos para se dedicar a crescer e evoluir neste aspecto de nossas vidas. Contudo, com a oposição ao Nodo Norte e com Prosérpina fica claro que esta evolução vai mexer com grandes problemas cármicos e vai abalar a vida de todos nós, isso vai fazer com que você ache que está cometendo um erro, que está se envolvendo com coisas ruins, porém não é o conhecimento que é ruim, mas ele vai expor seus defeitos e os comportamentos errados que você faz a luz, e isso vai te fazer querer desistir, vai abalar sua auto-estima profundamente, inclusive, mas você tem que manter-se firme. A quadratura, inclusive, com Adônis em Sagitário avisa da chegada de um grande desafio em sua vida dentro dessa nova experiencia espiritual que todos nós teremos que enfrentar. Por fim, o sextil com Ceres em Touro e Juno em Capricórnio avisam que teremos, se estivermos dispostos, a disciplina necessária para seguir por este novo caminho. A ajuda estará disponível, se pedirmos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horóscopo Mensal (24/08 até 23/09)

Horóscopo Mensal (24/10 a 23/11)

Horóscopo Mensal (23/06 até 23/07)