Mapa da Cidade do Rio de Janeiro






Segundo a carta do padre José de Anchieta ao padre Diogo Mirão, da Bahia, escrita em 9 de julho de 1565, a fundação do Rio de Janeiro se deu em 1 de março de 1565, quando a armada portuguesa chegou pela manhã, sem precisar a hora, mas "logo ao seguinte dia" [1]. Podemos pressupor, por este trecho citado, que ela tenha acontecido as primeiras horas da manhã. Então como horário aproximado, colocamos a fundação da cidade as 7h. Isso, obviamente, altera a precisão dos dados astrológicos com os quais tratamos, mas nos permite termos um pouco mais de informações sobre o mapa da cidade do Rio de Janeiro e do carma que seus habitantes dividem.
O Sol em Peixes junto com o ascendente em Peixes já avisam que o grande problema a lidar de todos os cariocas e fluminenses, já que o estado nasce aí também, é sua falta de conexão com a realidade. Passivos, impressionáveis e românticos, os cariocas sonham com uma vida impossível de ser alcançada e quando são expostos ao mundo real se retraem e desistem. Contudo, na Casa I, temos um Mercúrio em uma posição dupla, em Peixes e Áries. Ainda em Peixes, o desafio é separar a realidade da fantasia, os cariocas também precisam entender que o mundo é maior do que o círculo que eles traçaram em torno deles, é o que Mercúrio em Áries vem ensinar: apesar de você acreditar em suas ideias, é preciso saber que nem sempre a sua percepção do mundo é verdadeira. Aprenda a ouvir os outros, aprenda a observar o mundo através dos olhos de outras pessoas. Ironicamente a cidade tem Prosérpina em Áries e isto indica que vocês se sentem impotentes quando tem sua paciência testada, vocês querem tudo para ontem, e detestam esperar, contudo isso se relaciona somente com seu próprio egoísmo, Todos os cariocas precisam trabalhar o seu egoísmo e sua necessidade de estar no controle para satisfazer primeiramente as suas necessidades.
A Casa II, a casa dos valores, tem Juno em Áries, o que indica que quanto mais a cidade do Rio de Janeiro for independente do Brasil, mas próspera ela deverá ser, contudo, ao mesmo tempo, os cariocas não procuram essa independência pois sua necessidade, como mostra Cupido em Áries, é de ter alguém que os controle. Isto é, apesar da independência ser a melhor opção para os cariocas, eles fogem desta situação porque temem a responsabilidade que isto indica. Com Diana em Touro temos a explicação de porque isso acontece: os cariocas temem a mudança. Eles temem mudar em todos os aspectos de sua vida, inclusive, no de se libertar do controle de outra pessoa. É mais confortável!
Na Casa III temos apenas um signo: Netuno em Gêmeos. A espiritualidade dos cariocas se dá somente através de meios racionais, religiões como o Espiritismo ou a Teosofia, que requer muito estudo, são os espaços propícios para que os cariocas vivam a sua religiosidade. Igualmente o ocultismo pode atrair a atenção de muitos cariocas. Esta posição também indica pessoas com uma mente intuitiva, ligada a divindade, capazes de ser inspiradas facilmente.
A Casa da Família e das Raízes tem Astreia em Câncer e isto anuncia que os cariocas tem relações muito tradicionais com suas famílias e precisaram, com dificuldade, integrar isso em suas vidas, porque estas costumam bloquear partes de sua vida. Ou seja, às vezes, aquilo que sua família (seus pais) te ensinou costuma impedir que você viva novas experiências e se transforme, o que só reforça a Diana em Touro que dissemos anteriormente.
A Casa V, da Criatividade, tem Íris Retrógrada em Câncer e Leão, e Saturno Retrógrado em Leão. A primeira coisa que esta combinação anuncia é que esta é uma cidade voltada para a arte (tanto teatro, pintura como música), É a cidade onde os artistas buscarão e encontrarão (com grande dificuldade) a fama. Indica também pesadas responsabilidades com as crianças e inúmeras desilusões amorosas. Os cariocas precisam aprender a não construir ilusões amorosas e a se entregar ao amor, expressando abertamente seus sentimentos, para finalmente encontrar a felicidade. A dificuldade aqui é que com Íris retrógrada todas as experiências passadas farão com que os cariocas e fluminenses se fechem mais para o amor e passem a esperar sempre o mesmo comportamento, mesmo com as pessoas agindo diferente, se torna um círculo vicioso.
Na Sexta Casa temos Júpiter retrógrado em Virgem. Aqui a dificuldade é dedicar-se ao trabalho, sobretudo ao serviço abnegado. É um carma importante que os cariocas e fluminenses precisam vencer. Primeiro a preguiça e a tendência a procrastinação, além de sempre tentar empurrar as suas responsabilidades para outras pessoas. Em segundo lugar, quando estiverem dispostos a trabalhar, dedicar seu tempo a causas nobres, sobretudo aquelas ligadas a cura espiritual. Grandes médicos e habilidosas pessoas com dons de cura mediúnicos nascerão no Rio de Janeiro, porém terão dificuldades de alcançar todo seu potencial se mantiverem a si mesmos imersos na energia de falta de dedicação da cidade.
Não temos nenhum planeta na Casa dos Relacionamentos, mas na Casa VIII temos três planetas duplos: Lua, Lilith e Higia retrógrados em Libra e Escorpião. A Lua indica um povo passional, emocionalmente dependente, ao mesmo tempo desonesto e ressentido, Lilith indica um povo simpático, diplomático e sensual, porém Higia cobra transformações nessa casa, como o Rio de Janeiro é uma terra sensível as forças ocultas, o berço perfeito para receber o Espiritismo, inclusive, é preciso transformar estes carmas lunares da desonestidade, ressentimento e sensualidade sem propósito.
A Casa da Religião tem Adônis, Urano e o Nodo Norte em Sagitário. Os planetas nesta posição reforçam a Lua na casa anterior e avisam que as pessoas que vivem no Rio de Janeiro se interessarão por uma religião não tradicional, sobretudo aquelas que envolvem o ensinamento da reencarnação como o Budismo e o Espiritismo. A astrologia também será um interesse comum. O Rio de Janeiro será sempre a porta para o progresso brasileiro, em suas faculdades a pesquisa científica produzirá novas tecnologias, sobretudo ligadas ao audiovisual, como também novos métodos de ensino, como temos Adônis aqui, estas inovações serão normalmente feitas por pessoas que não nasceram no Rio de Janeiro, mas escolheram a cidade para morar. No entanto, também surgirá no Rio de Janeiro ideias utópicas, sem uso prático viável.
A Casa X tem apenas Folo em posição dupla, Sagitário e Capricórnio. Este planeta fala sobre habilidades incomuns e estando nesta casa reforça a posição urânica anterior. Folo aqui fala de habilidades para pesquisa e paciência para o lento trabalho de tentativa e erro necessário para a invenção de novas tecnologias. A cidade do Rio de Janeiro permite que aqueles que venham de fora possam ter o tempo, o espaço e o conforto para criarem o novo.
A Casa dos Amigos tem bem mais planetas que as anteriores, Localizamos aqui Quíron, Marte e Vênus em Capricórnio e Aquário, além de Vesta em Aquário. Temos a energia da cidade orientada para as amizades e atividades em grupo, sobretudo atividades agressivas e "masculinas". Lembrando que por causa da presença de Quíron, o envolvimento social para os cariocas precisa ir além da profissão, é extremamente importante para eles manterem as suas amizades e contatos sociais, pois é através destes grupos que eles poderão aprender e desenvolver-se como indivíduos. Com Quíron em Aquário também é preciso reforçar que um dos importantes carmas que os cariocas precisam lidar é o do preconceito e da discriminação social. É preciso curar essa ferida através do verdadeiro amor fraterno. É preciso entender que todos os homens são iguais, independente da cor da pele, da orientação sexual ou se mora no morro ou no asfalto. A fraternidade é, sem dúvida, a maior lição que a cidade do Rio de Janeiro quer ensinar a seus habitantes. Além disso, a posição de Marte em Aquário reforça a ideia de que esta é uma cidade de inventores.
Por fim, na Casa XII temos o Sol, Plutão, Ceres e Palas em Peixes. Uma grande necessidade dos cariocas é regenerar sua mente inconsciente, trazendo a tona seu conteúdo, isto pode ser conseguido através da meditação; é preciso também desenvolver a solidariedade e abnegação (como já dissemos antes), mas aqui, na Casa da Caridade, se cobrar o trabalho. É preciso dobrar seu ego vacilante, carioca, para que ele se dedique em trabalhar pelo outro. Plutão, no entanto, avisa: existe uma grande chance de que falsos mediuns, além de pessoas que trabalham com energias inferiores do astral, também se instalem no Rio de Janeiro. É preciso evitar estes falsos mestres e procurar este trabalho de caridade em instituições sérias.














___________________________________________
[1] ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933, p. 245-256. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horóscopo Mensal (24/08 até 23/09)

Horóscopo Mensal (24/10 a 23/11)

Horóscopo Mensal (23/06 até 23/07)